Cenários



Candidato Se Inscreve No Processos De Seleção Do Di

Objetivo

Candidato faz sua inscrição no DI para concorrer a uma das vagas de mestrado ou doutorado

Contexto

Localização Geográfica: Realiza-se pela Internet. Localização Temporal: Até o prazo limite para inscrição no processo de seleção Pré-condição: Ser graduado, no caso de uma vaga para o Mestrado. No caso de vaga para Doutorado, ter Mestrado.

Atores

Candidato, candidato a mestrado ou candidato a doutorado. Orientador.

Recursos

Plano de Curso. Histórico escolar. Diploma. Documentos pessoais. Currículo. Plano de trabalho com orientador. Carta de recomendação. Fotografia 3x4. PDF.

Episódios

Candidato prepara plano de curso em PDF. Candidato prepara histórico escolar em PDF. Candidato prepara currículo em PDF. Candidato prepara diploma em PDF. Candidato prepara documentos pessoais em PDF. Candidato prepara fotografia 3x4 em PDF. Se carta de recomendação estiver disponível para o candidato, ele a prepara em PDF. Senão, deverá informar o email da pessoa responsável por enviar a carta de recomendação. Se candidato a doutorado, candidato acerta plano de trabalho com o orientador. Se candidato a doutorado, prepara plano de trabalho com orientador em PDF. Candidato entra no site do DI. Candidato seleciona opção para inscrição no processo de seleção da pós. Candidato preenche o formulário. Candidato preenche o login e senha. Candidato anexa documentos em PDF. Se candidato a doutorado, anexa plano de curso e proposta de tese ou dissertação. Candidato envia inscrição no processo de seleção da pós. sistema valida dados do form do lado-cliente sistema valida dados do form do lado-servidor Restrição: Todos as informações devem estar preenchidas.

Excecao

Inscrição manual. Não é possível a edição do formulário, uma vez enviado, os dados não poderão ser alterados.

Comissão De Pós-gradução Solicita A Classificação Automática Dos Candidatos.

Objetivo

Fornecer apoio à comissão de pós-graduação no processo de seleção através de uma pré-classificação automática dos candidatos.

Contexto

Localização Geográfica: Sala de reunião da comissão de pós-graduação. Localização Temporal: Depois do período de inscrição e antes do período de matrícula. Pré-condição: Candidato se inscreve no processo de seleção do DI.

Atores

Comissão de pós-graduação. Candidato.

Recursos

Currículo e histórico escolar dos candidatos. Tabelo de pesos das universidades.

Episódios

Sistema verifica no currículo do candidato qual é o seu título acadêmico de maior importância e qual a sua instituição de origem. Se o curso e instituição de origem do candidato constam na tabela de pesos das universidades, então, o sistema atribui uma nota inicial ao candidato referente à sua formação acadêmica. O cálculo da nota é feito com base no peso da formação do candidato e o seu curso pretendido (mestrado ou doutorado). Sistema verifica o histórico escolar do candidato e calcula seu CR e número de reprovações, armazenando esses dados no currículo do candidato.

Excecao

 

Coordenador Consolida As Notas Atribuídas Por Cada Integrande Da Comissão De Pós-graduação.

Objetivo

Fundir as notas atribuídas aos candidadtos pelos membros da comissão de pós-graduação, de forma a extrair uma nota final para cada candidato.

Contexto

Localização Geográfica: Sala de reunião da comissão de pós-graduação. Localização Temporal: Depois do período de inscrição e antes do período de matrícula. Pré-condição: Candidato se inscreve no processo de seleção do DI.

Atores

Comissão de pós-graduação. Coordenador. Candidato.

Recursos

Lista de notas atribuídas aos candidatos.

Episódios

Sistema calcula, por média aritmética, uma nota em cada quesisto de avaliação dos candidatos, com base em todas as notas atribuídas pelos membros da comissão de pós-graduação. Sistema calcula a nota final do candidato, por média ponderada, com base nas notas que ele obteve em cada quesito de avaliação.

Excecao

 

Di Seleciona Os Candidatos Aceitos Para Ingresso Na Pós-graduação.

Objetivo

Indicar os candidatos que foram aprovados para ingresso na pós e registrar informações iniciais em seus workspaces.

Contexto

Localização Geográfica: Sala de reunião da comissão de pós-graduação. Localização Temporal: Depois do período de inscrição e antes do período de matrícula. Pré-condição: Candidato se inscreve no processo de seleção no DI.

Atores

Comissão de pós-graduação. Coordenador. Candidato.

Recursos

Currículo. Histórico escolar. Carta de recomendação dos candidatos. Formulário de avaliação. Plano de Curso. Diploma. Plano de trabalho com orientador.

Episódios

comissão de pós-gradução solicita a classificação automática dos candidatos. Comissão de pós-graduação avalia os currículos, históricos escolares, planos de curso, e cartas de recomendação dos candidatos. Caso seja candidato a doutorado, a comissão avalia o plano de trabalho com o orientador Comissão de pós-graduação atribui notas e observações aos registros dos candidatos, segundo o formulário de avaliação. coordenador consolida as notas atribuídas por cada integrande da comissão de pós-graduação. Comissão de pós-graduação organiza os candidatos por ordem de classificação, segundo seus próprios critérios. Coordenador promove os melhores candidatos no ranking ao estado de candidatos aprovados.

Excecao

 

Sistema Valida Dados Do Form Do Lado-cliente

Objetivo

Padronizar o modo pelo qual os dados são validados Permite especificar expressoes regulares e funcoes externas como formas de validacao

Contexto

Verifica se dados de um formulario HTML atendem as especificações informadas.

Atores

Sistema, validador_dados

Recursos

formulário

Episódios

Validador verifica se todos os campos foram preenchidos. Validador valida os campos. Validador aprova o envio das informações pra base.

Excecao

Dados incorretos

Sistema Valida Dados Do Form Do Lado-servidor

Objetivo

Persistir no banco de dados apenas dados válidos.

Contexto

Valida dados no servidor.

Atores

Sistema, banco de dados

Recursos

banco de dados, formulário

Episódios

Validador verifica se todos os campos obrigatórios foram preenchidos. Validador valida os dados. Validador aprova envio dos dados para o banco de dados

Excecao

Dados incorretos

 

Léxicos



Aluno

Noção

Um indivíduo que cursa a pós-graduação do DI.

Impacto

 

Candidato

Noção

Indivíduo que requer uma vaga no curso de pós-graduação do DI.

Impacto

 

Candidato A Doutorado

Noção

Candidato que concorre uma vaga de doutorado.

Impacto

Precisa preparar plano de trabalho com o orientador.

Candidato A Mestrado

Noção

Candidato que concorre uma vaga de mestrado.

Impacto

 

Carta De Apresentação

Noção

Carta contendo um resumo do aluno, feita pelo mesmo, para suas apresentações acadêmicas, experiências, qualidades, etc.

Impacto

 

Carta De Recomendação

Noção

Carta contendo informações e qualificações de um aluno descritas por um professor no intuito de recomendar um aluno.

Impacto

 

Comissão De Pós-graduação

Noção

Comissão composta por três membros da comissão.

Impacto

 

Coordenador

Noção

Professor responsável pela coordenação do DI

Impacto

 

Currículo

Noção

Descrição do desenvolvimento acadêmico, das qualificações técnicas, experiências profissionais e informações pessoais do indivíduo.

Impacto

 

Di

Noção

Departamento da universidade responsável pela área de informática.

Impacto

 

Documento Pessoal

Noção

Documentos de cada indivíduo como certidão de nascimento e/ou casamento, RG e CPF. Passaporte e visto, caso seja estrangeiro.

Impacto

 

Formulário

Noção

Objeto que contem as informações passadas pelo usuário.

Impacto

Se contiver informações erradas, nao será enviado para base

Histórico Escolar

Noção

Registro de toda vida acadêmica do aluno.

Impacto

 

Orientador

Noção

Professor com o qual o aluno trabalha. Durante o processo de admissão, o aluno procura um professor que aceite o cargo e este fica associado ao aluno.

Impacto

 

Professor

Noção

Indivíduo membro do corpo docente do DI

Impacto

 

Validador

Noção

objeto que faz a validação dos dados provenientes do formulário

Impacto

deve impedir que dados incorretos sejam persistidos